Nome: Gonçalo Vieira

Categoria: Investigador Efetivo

Formação académica: Doutoramento em Geografia Física (Universidade de Lisboa, 2005), Mestrado em Geografia Física e Ambiente (Universidade de Lisboa, 1995), Licenciatura em Geografia (Universidade de Lisboa, 1993).

Grupo de investigação: ZEPHYRUS

Email: vieira@campus.ul.pt

Página pessoal: http://vieira.weebly.com

Interesses de investigação: criosfera, permafrost, deteção remota, alterações climáticas, polar.

Gonçalo Vieira é Professor Associado no IGOT-ULISBOA e investigador do CEG, integrado no grupo de investigação em Alterações Climáticas e Sistemas Ambientais (ZEPHYRUS). É membro da Direção do CEG, coordenador do Programa Polar Português, Co-Chair do Scientific Committee on Antarctic Research Expert Group on Permafrost, Soils and Periglacial Environments, membro do Comité Executivo da Global Terrestrial Network for Permafrost (WMO/IPA/GCOS) e representa a FCT no European Polar Board, sendo atualmente membro do seu Comité Executivo. É conselheiro científico do Gabinete Polar da FCT, membro da Comissão Luso-Espanhola para a Colaboração em Ciência Polar, e representante nacional na International Permafrost Association e International Association for Cryospheric Sciences. Em 2005 recebeu o Prémio Nacional de Geografia Orlando Ribeiro da Associação Portuguesa de Geógrafos e em 2010 recebeu o Prémio Seeds of Science na Categoria Ciências do Mar, da Terra e da Atmosfera. Os seus interesses de investigação centram-se nas mudanças climáticas em ambientes frios e de montanha, em especial no que respeita à dinâmica do permafrost nas regiões polares. Participou em 8 campanhas de investigação na Antártica e em 2 campanhas de investigação no Ártico.

Publicações relevantes

Vieira G, Mora C, Pina P, Schaefer C. 2014. A proxy for snow cover and winter ground surface cooling: mapping Usnea sp communities using high resolution remote sensing imagery (Maritime Antarctica). Geomorphology. DOI: 10.1016/j.geomorph.2014.03.049.

Goyanes G, Vieira G, Caselli A, Cardoso M, Marmy A, Bernardo I, Hauck C. 2014. Geothermal anomalies, permafrost and geomorphological dynamics (Deception Island, Antarctica). Geomorphology. DOI: 10.1016/j.geomorph.2014.04.010.

Mora C, Vieira G, Ramos, M. 2013. Evaluation of Envisat ASAR IMP imagery for snow mapping at varying spatial resolution (Deception Island, South Shetlands – Antarctica. in Antarctic Glacial and Periglacial Processes, Mike Hambrey (ed.). The Geological Society Publications, London.

Bockheim J, Vieira G, Ramos M, Lopez-Martinez J, Serrano E, Guglielmin M, Wilhelm K, Nieuwendam A. 2013. Climate Warming and Permafrost Dynamics in the Antarctic Peninsula Region. Global and Planetary Change, 100: 215-223.

Vieira, G., Bockheim, J., Guglielmin, M., Balks, M., Abramov, A.A., Boelhouwers, J., Cannone, N., Ganzert, L., Gilichinsky, D.A., Goryachkin, S., López-Martínez, J., Meiklejohn, I., Raffi, R., Ramos, M., Schaefer, C., Serrano, E., Simas, F., Sletten, R., Wagner, D. 2010 – Thermal State of permafrost and active-layer monitoring in the Antarctic: advances during the International Polar Year 2007-09. Permafrost and Periglacial Processes, 21(2): 182-197.

Projetos de investigação em curso

PERMANTAR-3 – Permafrost and Climate Change in the Antarctic Peninsula. (PTDC/AAG-GLO/3908/2012) FCT. 199,000 euro. Principal investigator. 2013 – 2015

HOLOANTAR – Holocene Environmental Change in the Maritime Antarctic. Interactions between permafrost and the lacustrine environment. FCT PTDC/CTE-GIX/119582/2010. Member of team. 2012 – 2015

Long-Term Ecological Researches on King George Island to Predict Ecosystem Responses to Climate Change, PE14020, Korean Polar Research Institute. 2014 – 2017