Categoria: Investigador Efetivo

Formação académica: Doutoramento em Geografia Física (Universidade de Lisboa, 2005), Mestrado em Geografia Física e Ambiente (Universidade de Lisboa, 1995), Licenciatura em Geografia (Universidade de Lisboa, 1993).

Grupo de investigação: ZEPHYRUS

Email: vieira@campus.ul.pt

Interesses de investigação: Permafrost, Alterações Climáticas, Ambientes Polares e de Montanha, Geomorfologia Periglaciária e Glaciária, Deteção Remota, VANT.

ORCID: 0000-0001-7611-3464

Página pessoal: http://vieira.weebly.com

Gonçalo Vieira

Gonçalo Vieira é Professor Associado de Geografia Física no IGOT, investigador efetivo e vogal da Direção do CEG, onde integra o Grupo de Investigação em Alterações Climáticas e Sistemas Ambientais. É colaborador externo do Centre for Nordic Studies, University Laval, no Canadá. Os seus interesses de investigação principais são os efeitos das alterações climáticas nos ambientes com permafrost, em particular no que respeita a dinâmica geomorfológica e ecossistemas. A sua atividade científica tem-se centrado na monitorização do permafrost e em aplicações de técnicas de deteção remota de alta resolução, como é o caso dos VANT. Participou e liderou vários projetos de investigação na Antártida, Svalbard, Baía de Hudson, Costa do Yukon e delta do Mackenzie, Andes da Patagónia, Alto e Médio Atlas e montanhas portuguesas. É representante nacional na International Permafrost Association, International Association of Cryosphere Sciences e no Cryosphere Working Group do International Arctic Science Committee, no SCAR Standing Committee on Geosciences e delegado nacional no European Polar Board, onde é membro do Policy Advisory Group. É também membro do Comité de Coordenação da Global Terrestrial Network for Permafrost, do Comité de Coordenação T-MOSAiC e membro do Transnational Access Board of Evaluators do INTERACT – International Network for Terrestrial Research and Monitoring in the Arctic. Em Portugal, coordena o Programa Polar Português (PROPOLAR), é Coordenador Científico do Aspiring Geopark Estrela e Conselheiro Científico da FCT para assuntos polares.