Categoria: Investigador Efetivo

Formação académica: Doutoramento em Geodesia e Geofísica (Universidade de Cádiz, 2012), Mestrado em Ciências e Engenharia da Terra (Universidade de Lisboa, 2003), Licenciatura em Engenharia Geográfica (Universidade de Lisboa, 1997).

Grupo de investigaçãoZEPHYRUS

Email: gprates@ualg.pt

Interesses de investigação: Geodesia, Deteção Remota, Geodinâmica, Isostasia, Criosfera

ORCID: 0000-0001-5797-9158

Página pessoal: http://w3.ualg.pt/~gprates

Gonçalo Prates

Doutorado em Geodesia e Geofísica pela Universidade de Cádiz, Espanha. Detém posto de Professor Adjunto na Universidade do Algarve onde tem ensinado desde 1997. Interessa-se por estudar a resposta da litosfera da Terra à actividade tectónica e vulcânica, e também às cargas sobre a superfície relativas às marés (Carga de Maré Oceânica) e aos glaciares (Ajustamento Glaciar Isostático), observado por geodesia espacial compreendendo Sistemas de Navegação Global por Satélite (GNSS) e Radar de Abertura Sintética (SAR). Participou em campanhas Antárcticas para monitorização da actividade vulcânica da Ilha Deception (South Shetland) e para quantificação da dinâmica geomorfológica associada ao permafrost por geodesia espacial e detecção remota na banda do visível desde satélites, voos fotogramétricos e veículos aéreos não tripulados.