Categoria:  Investigador Efetivo

Formação académica:  Doutoramento em Geografia na especialização em Planeamento Regional e Urbano (Universidade de Lisboa, 2013), Mestrado em Ciências e Sistemas de Informação Geográfica (ISEGI, Universidade Nova de Lisboa, 2008), Licenciatura em Geografia (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 1987)

Grupo de investigaçãoTERRITUR

Email: francisco.silva@eshte.pt

Interesses de investigação: Planeamento Turístico, Turismo na Natureza, Geografia Insular, Turismo Criativo, Turismo de Aventura

ORCID: 0000-0002-9742-7339

Francisco Silva

Resumo biográfico

Professor adjunto na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), onde tem assumido vários cargos, designadamente os de Presidente do Conselho Pedagógico, Secretário do Conselho Geral, membro da Comissão Científica Executiva do Mestrado em Turismo e Diretor do Curso de Gestão do Lazer e Animação Turística. Como docente é responsável por várias unidades curriculares, entre as quais o Seminário “Mercados, Destinos e Tendências” do Doutorado em Turismo ( IGOT-ULisboa / ESHTE).
É licenciado e doutorado em Geografia, mestre em Ciências e Sistemas de Informação Geográfica e Especialista em Turismo e Lazer. É Investigador Efetivo do Centro de Estudos Geográficos do grupo TERRITUR (IGOT-ULisboa).
Sua atividade profissional tem sido bastante variada. Foi fotojornalista, trabalha como consultor em turismo e é instrutor em vários desportos de aventura: canyoning, manobras de cordas, escalada e montanhismo (Associação Desportos de Aventura Desnível).
Como consultor tem desenvolvido trabalho especialmente no âmbito do planeamento turístico, com relevo para planos estratégicos de animação turística que têm como base territorial o Arquipélago dos Açores. Também neste território de ação coordenou o desenvolvimento do Projeto ZoomAzores, um WebGIS aplicado ao Turismo na Natureza (ESHTE / ISEGI-UNL / DRT) e promoveu o desenvolvimento da oferta de canyoning na região.
Autor de vários artigos e livros sobre turismo, geografia e desportos de aventura.