Categoria: Associado

Formação académica:
2015 – Mestrado em Sistemas de Informação Geográfica e Modelação Territorial aplicados ao Ordenamento pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa.
2013 – Licenciatura em Geografia (na vertente Sistemas de Informação Geográfica) pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa.

Grupo de investigação: MOPT

Email:  FPI@live.com.pt

Interesses de investigação: Geografia do desporto, SIG, Modelação e Análise espacial.

ORCID: 0000-0002-2674-2913

Resumo biográfico

Francisco Pires é, desde setembro de 2018, estudante de doutoramento no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, tendo o seu projeto de doutoramento como título “Geografia do futebol – Percurso e territórios dos jovens jogadores em Portugal”. O seu projeto possui o apoio de uma bolsa de doutoramento da Universidade de Lisboa.
Entre 2014 e 2017, procurou desenvolver o tema estudado na sua tese de mestrado, “A Tática de uma equipa de Futebol. Modelação para análise de redes” através da colaboração com clubes locais, o que lhe permitiu uma maior proximidade com o fenómeno em estudo.
Em 2017 colaborou também com o Centro de investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design (CIAUD) da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa no projeto “Padrões de mobilidade do concelho de Sintra 2017”.