Categoria: Investigador Associado

Formação académica: Mestrado em Gestão do Território e Urbanismo (Universidade de Lisboa, 2011)

Grupo de investigaçãoZOE

Email: filipematos@campus.ul.pt

Interesses de investigação: Governança urbana, Desenvolvimento local, Planeamento urbano, Investigação-acção, Inovação social

ORCID: 0000-0003-0757-2207

Filipe Matos

Resumo biográfico

Desde 2008 tem colaborado em projetos de investigação nos domínios da geografia urbana, geografia do comércio e artes e cultura (projetos REPLACIS e CHRONOTOPE sob coordenação de Teresa Barata Salgueiro e Herculano Cachinho; e projeto ÁGORA sob coordenação de Isabel André e Ana Estevens).
Em 2011, concluiu o Mestrado em Gestão do Território e Urbanismo apresentando o relatório de estágio: “Pensando a resiliência e a sustentabilidade das cidades: experiências na Iniciativa de Transição em Telheiras (Lisboa)”. Desde 2013 frequenta o Doutoramento em Geografia, com um projecto de investigação-acção em que se debruça em temas como governança urbana e inovação social em bairros da cidade de Lisboa.
Paralelamente, tem participado em diversos projetos de cidadania ativa, nomeadamente por via do envolvimento associativo. Tem colaborado ativamente com a Associação de Residentes de Telheiras (ART) desde 2007, e co-fundou a Associação Viver Telheiras – Centro de Convergência de Telheiras em 2013, entidade com a qual colabora regularmente no âmbito no doutoramento.