Categoria: Investigador Colaborador

Formação académica: Doutoramento em Geografia Física (Universidade de Lisboa, 2014),Mestrado em Sistemas de Informação Geográfica e Modelação Territorial Aplicados ao Ordenamento(Universidade de Lisboa, 2009),Licenciatura em Geografia, variante Cartografia e Sistemas de Informação Geográfica.(Universidade de Lisboa, 2007).

Grupo de investigaçãoRISKAM

Email: cristina.s.henriques@gmail.com | ch1@campus.ul.pt

Interesses de investigação: SIG, Modelação Espacial e Dinâmica, Instabilidade Geomorfológica; Deteção Remota, Avaliação de Riscos Naturais.

ORCID: 0000-0002-9523-2212

Outras Ligações:

Página pessoal: https://www.linkedin.com/pub/cristina-henriques/b5/790/591

Doutorada em Geografia Física pela UL (2014) com a tese: “Landslide Susceptibility Evaluation and Validation Models at a regional scale” (modelação espacial e temporal dinâmica da base estatística e física para a avaliação do comportamento hidrológico e sua influência nos processos de instabilidade geomorfológica à escala da bacia hidrográfica (com recurso a linguagem Python e PCRaster). Estágios de Doutoramento efectuados na Universidade de Utrecht (Holanda) e no Istituto di Ricerca per la Protezione Idrogeologica de Perugia (Itália). Mestre em Sistemas de Informação Geográfica e Modelação Territorial Aplicados ao Ordenamento pela UL (2009), tendo elaborado a tese intitulada: “Dinâmica de vertentes no contexto da Reserva Ecológica Nacional: o caso de estudo do concelho de Caldas da Rainha” (comparação entre metodologias que visam a determinação da susceptibilidade à erosão hídrica e aos movimentos de vertente recorrendo para o efeito, às tecnologias de informação geográfica). Investigadora do Centro de Estudos Geográficos no núcleo de investigação “Avaliação e Gestão de Perigosidades e Risco Ambiental” (RISKam) (investigadora e consultora de projectos). Consultora técnica na empresa ESRI Portugal no projecto PGIR – Plataforma de Gestão Integrada de Riscos (2014-2015). Co-orientadora de dissertações de Mestrado no IGOT, UL (2014-2015). Docente no IGOT, UL (2010-2012).