Categoria: Investigador Efetivo

Formação académica: Doutoramento em Geografia Física (Universidade de Lisboa, 2004), Mestrado em Geografia Física (Universidade de Lisboa, 1994), Licenciatura em Geografia (Universidade de Lisboa, 1990).

Grupo de investigaçãoZEPHYRUS

Email: antonio.lopes@campus.ul.pt

Interesses de investigação: Climatologia Urbana e Local, Alterações Climáticas, Detecção Remota e SIG, Ecologia Urbana, Climatologia Aplicada

ORCID: 0000-0002-9357-7639

Doutorou-se em 2004, em Geografia Física, na Universidade de Lisboa. É Professor Auxiliar do
IGOT-ULisboa e atual coordenador do Grupo de Investigação ZHEPHYRUS (Climate Change and Environmental Systems). Foi estagiário do LNEC e prof. convidado no IST e no ISCTE. Orientou dezena e meia de teses de mestrado e doutoramento e vários estágios curriculares de alunos alemães (Freiburg e Berlim) e brasileiros (Campinas e Piracicaba).
Recebeu o “Prémio de Reconhecimento Científico Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis 2005”, atribuído pela Associação de Municípios Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis.
Associações científicas: ISB – International Society of Biometeorology/Commission on Climate, Tourism and Recreation; IAUC – International Association on Urban Climatology;APG – Associação Portuguesa de Geógrafos; RISCOS – Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança.
Peer reviewer de revistas internacionais: Environmental Modelling & Software (Elsevier); Building and Environment (Elsevier), Ecological Engineering (Elsevier), International Journal of Biometeorology (Springer), Theoretical and Applied Climatology (Springer); Advances in Meteorology (Hindawi Corporation). Publicou mais de 70 artigos científicos em revista, atas de congressos, livros e capítulos de livros.