Categoria: Investigador Efetivo

Formação académica: Doutoramento em Geografia Física (Universidade de Lisboa, 1991), Licenciatura em Geografia (universidade de Lisboa, 1976)

Grupo de investigaçãoSLIF

Email: anarp@campus.ul.pt

Interesses de investigação: Dinâmicas Litorais, Mudanças Ambientais, Eventos Extremos, Ordenamento do Território, Geomorfologia

ORCID: 0000-0002-2211-1321

Página pessoal: http://slif.info.ul.pt/ana-ramos-pereira.html

Ana Ramos Pereira

Investigadora do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa (CEG-UL) desde 1977, de 1995 a 2008 coordenou o Grupo de Investigação DILIF que antecedeu o atual SLIF – Sistemas Litorais e Fluviais: dinâmicas, mudanças ambientais e ordenamento do território, que coordenou até 2014.
A investigação tem-se desenvolvido em diversos domínios da geomorfologia, com especial ênfase nas dinâmicas litorais atuais e herdadas. A dinâmica atual de sistemas dunares, de arriba e de praia têm-se centrado no estudo dos elementos forçadores naturais e antrópicos na sua evolução. Os fenómenos extremos (temporais, storm surge e tsunamis) e os seus impactes constituem também um tópico de pesquisa. A atratividade do espaço litoral tem conduzido a ocupações nem sempre sustentáveis tendo em conta a dinâmica natural, pelo que o ordenamento do espaço costeiro está também presente na investigação. A dinâmica herdada desenvolvida recentemente tem-se centrado em estuários, cujos sedimentos e outros proxies constituem registo de mudanças ambientais, quer naturais (mudanças climáticas, subida e estabilização do nível do mar, eventos extremos) quer induzidas pela ocupação humana da bacia hidrográfica.
Coordenou 4 projetos de investigação multidisciplinares e participou noutros 10. Tem desenvolvido diversos trabalhos de consultoria científica.