Nome: Alina Esteves

Categoria: Investigador Efetivo

Formação académica: Doutoramento em Geografia Humana (Universidade de Lisboa, 2005; Mestrado em Geografia Humana e Planeamento Regional e Local (Universidade de Lisboa,1995); Licenciatura em Geografia e Planeamento Regional, variante de Geografia Humana (Universidade de Lisboa,1991).

Grupo de investigaçãoMIGRARE

Email: alinaesteves@campus.ul.pt

Interesses de investigação: migrações, habitação, exclusão social, criminalidade, percepção do espaço

2009 – presente: Professora Auxiliar do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Universidade de Lisboa.

2005 – 2009: Professora Auxiliar do Departamento de Geografia da Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa.

1995 – 2005: Assistente do Departamento de Geografia da Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa.

1994 – 1995: Assistente Estagiária do Departamento de Geografia da Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa entre 1994 e 1995.

1995 – presente: Investigadora do Centro de Estudos Geográficos, Universidade de Lisboa.

Publicações relevantes

Diagnóstico da situação da população imigrante em Portugal: características, problemas e potencialidades, Jorge Malheiros e Alina Esteves (coords.), 2013, Colecção Portugal Imigrante, 23. Lisboa, ACIDI (com Frederica Rodrigues, Mafalda Estêvão, José Mapril e Carla Afonso).

Modes of inter-ethnic coexistence in three neighbourhoods in the Metropolitan Area of Lisbon: a comparative perspective, Maria Lucinda Fonseca e Jennifer McGarrigle (coords.), 2012. Lisboa, Edições Colibri (com Dora Sampaio, Rui Carvalho, Jorge, Malheiros e Luís Moreno).

“Mobilidade internacional de estudantes do ensino superior: os alunos universitários brasileiros em Portugal”, in Peixoto, J., Padilla, B., Marques, J. C. e Góis, P. (orgs.), Vagas atlânticas: migrações entre Brasil e Portugal no início do século XXI, 2014, pp. 149-175. Lisboa, Editora Mundos Sociais (com Maria Lucinda Fonseca e Juliana Iorio).

“Migration of Ukrainian nationals to Portugal: changing flows and the critical role of social networks”, Central and Eastern European Migration Review, Vol. 3, No. 1, June, 2014, pp. 115-130 (com Maria Lucinda Fonseca e Sónia Pereira).

“Neighbourhood integration in European multi-ethnic cities: evidence from the GEITONIES project”, Finisterra – Revista Portuguesa de Geografia – special issue Neighbourhood integration, social relations and participation in European multi-ethnic cities, XLVIII, 96, 2013, pp. 7-16 (com Maria Lucinda Fonseca e Jennifer McGarrigle).

Projetos de investigação

Projecto CRISIMI – O impacto da crise económica sobre as condições de vida e dinâmicas de inserção laboral dos imigrantes em Portugal (coord: Alina Esteves), financiado pelo Alto Comissariados para as Migrações (ACM, I.P.), Novembro de 2014-Junho 2015, CEG-IGOT-UL.

Projecto “Integração sócio-espacial das minorias religiosas de Lisboa: padrões residenciais, escolhas e dinâmicas de bairro” (coord: Doutora Jennifer McGarrigle), Abril de 2011 – Março de 2014, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PTDC/CS-GEO/113680/2009), CEG-IGOT-UL.

Projecto THEMIS – Theorizing the Evolution of European Migration Systems (coord. equipa CEG-IGOT-UL Professora Doutora Maria Lucinda Fonseca), Janeiro 2010 – Janeiro 2014, financiado pela agência europeia NORFACE. A coordenação geral do projecto é da responsabilidade do IMI, Universidade de Oxford, Reino Unido.

Projecto “Diagnóstico da situação da população imigrante em Portugal: características, problemas e potencialidades” (coord: Professor Doutor Jorge Malheiros), 2010 – 2012, financiado pelo Alto Comissariado para a Imigração e o Diálogo Intercultural (ACIDI, I.P.).

Projecto GEITONIES – Generating Interethnic Tolerance and Neighbourhood Integration in European Urban Spaces (coord. geral Professora Doutora Maria Lucinda Fonseca, CEG-IGOT-UL), Maio 2008 – Abril 2011, financiado pelo FP7.

Outros

Integra, desde Outubro de 2013, a International Research Staff Exchange Scheme MEDCHANGe – Mediterranean changing relationships: global change, networks and border openings. A rede é financiada pelo FP7 através das Marie Curie Actions (coord. equipa CEG-IGOT-UL: Profa. Dra. Maria Lucinda Fonseca).

Integra, desde Janeiro de 2013, a rede INTEGRIM (Marie Curie Initial Training Network) sobre migrações internacionais e integração financiada pela Comissão Europeia (coord. equipa CEG-IGOT-UL: Profa. Dra. Maria Lucinda Fonseca).

Integra desde Março de 2004, a Rede de Excelência IMISCOE (International Migration, Integration and Social Cohesion in Europe), coord. equipa CEG-IGOT-UL: Profa. Dra. Maria Lucinda Fonseca.

Integrando a equipa do CEG, participa desde 1998 na Rede Metropolis Internacional dedicada à investigação sobre migrações, cidades e minorias étnicas.

Integra a equipa do projecto “European Web Site on Integration” (EWSI) desde 2012; coord. Migration Policy Group, financiado pelo FEINPT (DG Home Affairs), coord. equipa CEG-IGOT-UL: Profa. Dra. Maria Lucinda Fonseca.

Projecto Access to Citizenship and its Impact on Immigrant Integration (ACIT), Janeiro-Abril 2013, coord. Migration Policy Group, financiado pelo FEINPT (DG Home Affairs), coord. equipa CEG-IGOT-UL: Profa. Dra. Maria Lucinda Fonseca.