Tem início a dia 15 de dezembro a II Conferência Internacional da Diáspora Pós-Soviética, um evento organizado pelo grupo de investigação MIGRARE do Centro de Estudos Geográficos (IGOT-ULisboa), coordenado pela Professora Maria Lucinda Fonseca, e em colaboração com a Câmara de Vila Franca de Xira.

A conferência decorre no Museu do Neo-Realismo, até 17 de dezembro, e é dedicada ao tema da Imigração dos Países da Europa de Leste para a Europa Ocidental, especificamente após a desintegração da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

A sessão inaugural, sob o mote “Imigrantes de Leste em Portugal”, tem início às 15h e é aberta ao público.

Nos dias 16 e 17 de dezembro, o evento será falado em inglês e contará com um conjunto de painéis compostos por especialistas e peritos internacionais, bem como uma visita ao museu.

As keynote lectures de dia 16 e 17 de dezembro, respectivamente, serão dadas por: Irina Molodikova, Sergey Ryazantsev e Sanya Tapacevic, que questionam “The migrants from the Russian Federation in the EU countries and Russian policy toward compatriots: Do they need each other?”, às 9h45; e Olga Gulina, que falará sobre “Contemporary Diaspora transnationalism: broadening the understanding of migration from FSU-states in the EU”, às 9h30.

Programa completo aqui.