A 30 de setembro foram inauguradas na ilha do Faial, nos Açores, três exposições dedicadas à geógrafa Raquel Soeiro de Brito e à missão científica do CEG liderada por Orlando Ribeiro, que estudou a erupção do vulcão dos Capelinhos em 1957-1958. As exposições estão patentes na Casa de Artesanato do Capelo, na Galeria Camarupa da Horta e na chamada «Casa da Missão», o edifício onde então ficaram alojados os investigadores do CEG e que passará a funcionar como espaço para residência de artistas. A iniciativa contou com a presença de Raquel Soeiro de Brito que, no dia 2 de outubro, comentou em sessão aberta à população local as filmagens do Vulcão dos Capelinhos, que realizou na altura com uma câmara de 16mm de película reversível.

Promovida pelo realizador Gonçalo Tocha (Casa da Missão), em parceria com o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, a Associação de Amigos do Farol dos Capelinhos e o Centro de Artesanato do Capelo, esta série de atividades intitulou-se “Uma mulher no meio do vulcão: Raquel Soeiro de Brito de volta à Casa da Missão” e contou com o apoio da Fototeca do CEG, que colaborou na seleção de um conjunto de 39 imagens em suporte digital (fotografias e diapositivos) da autoria de Raquel Soeiro de Brito, Orlando Ribeiro e do operador de câmara Salvador Fernandes.

Reportagem da RTP Açores: https://www.rtp.pt/acores/cultura/raquel-soeiro-de-brito-regressa-ao-vulcao-dos-capelinhos-video_73286