Seminário “Arquivo.pt – uma nova ferramenta para a investigação na era do digital”

Loading Events

A Biblioteca do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território/ Centro de Estudos Geográficos organiza o seminário Arquivo.pt – uma nova ferramenta para a investigação na era do digital.

Local: Sala de Conferências Jorge Gaspar;
Duração: 90 minutos;
Número de participantes máximo: 40.

Gratuito, mas sujeito a inscrição até 27 de abril.

Público-alvo

  • Professores, investigadores e alunos
  • Responsáveis por websites (ex. webmasters, gabinete de comunicação e imagem)
  • Criadores de conteúdos para a Web

Objetivo

  • Mostrar as funcionalidades avançadas do Arquivo.pt e o seu uso na investigação

Resumo
O Arquivo.pt é um serviço público que preserva conteúdos da Web desde 1996. Armazena milhões de páginas Web arquivadas (cerca de 500 TeraBytes). Os conteúdos são pesquisáveis e podem ser extraídos para fins de memória e investigação. Nesta formação mostra-se como funciona a pesquisa no Arquivo.pt e a API (interface de acesso automático), apontando casos de uso. Pretende-se dar aos participantes as noções básicas para utilizarem o Arquivo.pt como fonte na sua investigação, como registo de memória na comunicação de ciência e como salvaguarda de outputs. Demonstra-se como preservar localmente as suas páginas num formato normalizado, utilizando ferramentas abertas.

Formadores:
Daniel Gomes, gestor do Arquivo.pt, e Ricardo Basílio, curador digital do Arquivo.pt.

Notas biográficas
Daniel Gomes iniciou e lidera o serviço Arquivo.pt na FCT-FCCN. É investigador na área de sistemas de informação baseados na web desde 2001. Os seus principais interesses são preservação digital, gestão de equipas, usabilidade, desenvolvimento e controlo de qualidade de sistemas de informação.
Ricardo Basílio é curador no Arquivo.pt e formador no domínio específico da curadoria dos sítios Web nas organizações, no âmbito da Infraestrutura ROSSIO – Ciências Sociais, Artes e Humanidades. Interessa-se por bibliotecas e preservação digital.

Mais informações:
Página Oficial do Prémio 2020
Informações acerca do serviço Arquivo.pt