Chamada para reflexões curtas sobre a COVID-19 da Revista ‘Finisterra’

A carregar Eventos

A Finisterra – Revista Portuguesa de Geografia convida a reflexões que abordam perspetivas geográficas relacionadas com a crise mundial relacionada com a COVID-19. 

As reflexões podem envolver questões que vão desde vulnerabilidades dos espaços e transportes públicos, planeamento de riscos e preparação para emergências, reestruturação de atividades como o comércio e serviços, segurança alimentar, impactos na mobilidade, habitação e densidade urbana, mas também demográficos e sociais (que abranjam questões de género, comunidades de baixo rendimento, sem abrigo, etc.).

Todas as contribuições nestes domínios são bem-vindas, e também as várias escalas de análise (local, metropolitana, regional, nacional, global).

A Finisterra valoriza especialmente as contribuições que incluam aspetos de solidariedade, equidade e inclusão. Cada reflexão permitirá que especialistas da nossa comunidade reflitam sobre a situação e ofereçam uma visão mais ampla da crise e das suas possíveis implicações para o conhecimento geográfico.

Detalhes
1. Cada reflexão não deve ter mais de 2.000 palavras (tudo incluído).
2. As referências bibliográficas devem incluir, no máximo (indicativo), até 10 fontes.
3. Acompanhamento visual, num máximo três imagens (infografias, mapas e fotografias): os/as autores/as podem usar imagens das suas coleções pessoais ou de fontes sem direitos autorais.

Publicação
Os manuscritos selecionados para publicação aparecerão numa edição especial da Finisterra antes do final de 2020 e, após a sua aceitação, serão publicados on-line “ahead of print” o mais rápido possível.

Submissão
É incentivado o envio das reflexões até 15 de junho de 2020, para agilizar a inclusão da edição especial da Finisterra, mas aceitaremos as submissões após esta data para publicação em números regulares. Os/as autores/as devem usar a plataforma da Finisterra, assinalando na página de rosto “CoV-19”.