Está aberta a submissão de resumos para o workshop “EU Cohesion Policy: The Social Dimensions of Cohesion Policy” até 15 de março de 2020.

O Centro de Estudos Geográficos (IGOT-ULisboa) e o IGOT-Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa recebem esta iniciativa da Regional Studies Association (RSA) Research Network on EU Cohesion Policy (CPnet).

workshop de investigação tem como objectivo examinar as dimensões sociais da política de coesão da União Europeia.

Aceita-se a submissão de resumos no âmbito dos seguintes temas:

• Inclusão social: incluindo migração (imigrantes, refugiados, quem procura asilo, mas também migração intra-nacional), integração de grupos vulneráveis/de características protegidas (incapacidade, raça, religião ou crença, orientação sexual, etc.)
  • Dimensão de género e igualdade: investigação relativamente a questões heterogéneas que incluam interseccionalidade (risco de pobreza ou exclusão social face a múltiplas barreiras) e problemas intergeracionais – desafios em mudança face à juventude e às pessoas sénior da União Europeia.
  • Papel dos parceiros sociais na integração social e territorial, incluindo organizações non-profit, organizações comunitárias.
  • Medir e providenciar inclusão social: usando conceitos e medidas de “bem-estar”, “crescimento inclusivo”, qualidade de vida e o Índice Europeu de Progresso Social, bem como os impactos sociais da competitividade nas regiões da União Europeia e a eficácia de medidas que abordam a pobreza e o desemprego (incluindo desemprego nas camadas jovens).

O envio de propostas pode ser feito até dia 15 de março de 2020 para o e-mail RSANetworkLisbon2020@gmail.com. Deve incluir:
1. Um PowerPoint com de três slides, no máximo, com: estrutura teórica, perguntas e projeto de pesquisa, bem como as principais conclusões;
2. Um resumo (até 500 palavras), sintetizando a pesquisa e descrevendo claramente a sua originalidade e contribuição para os debates académicos e/ ou políticos;
3. Uma breve biografia (até 150 palavras), contendo os contactos dos autores.
4. Título, nome de todos os autores, afiliação e contactos

Notificação de aceitação: 20 de março de 2020.

O registo pode ser feito aqui.
Mais detalhes aqui.

O programa final ficará disponível a 15 de abril de 2020.