O livro Percepções europeias da China dos séculos XVI a XVIII resulta de uma parceria entre o Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa (CEG-ULisboa) e o Palácio Nacional de Mafra (PNM). Assinados por especialistas provenientes de diferentes disciplinas, como a Geografia, a História, a Matemática, a História da Ciência e as Ciências da Informação e da Documentação, os estudos aqui reunidos incidem sobre um conjunto de agentes e fontes documentais dos séculos XVI e XVII responsáveis pela elaboração do saber que esteve na origem do moderno conhecimento sobre o universo geográfico, científico e cultural sínico.
Este livro inclui também o catálogo completo da exposição bibliográfica, iconográfica e cartográfica Uma China Ilustrada: temas chineses na Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra, co-organizada pelo CEG-ULisboa e o PNM e que esteve patente na Biblioteca do Palácio de Mafra em 2014, para assinalar o 5.º centenário da chegada dos Portugueses à China. Com isto, é coberta uma parte muito significativa do importante conjunto de experiências e saberes popularizados na Europa pela sinofilia da primeira metade do século XVIII, precisamente o momento em que foi reunido o essencial do riquíssimo espólio iluminista da Biblioteca de Mafra.
O livro integra ainda uma selecção de 30 imagens dos livros sobre as diversas temáticas chinesas representadas em Mafra, a generalidade das quais foi aqui reproduzida pela primeira vez graças à exemplar colaboração realizada entre o CEG-ULisboa e o PNM.